SISTEMA FOTOVOLTAICO HÍBRIDO (ON-GRID E OFF-GRID)

O que é o Sistema Fotovoltaico Híbrido?
É um sistema de Geração Fotovoltaico conectado à rede elétrica (similar ao Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede – SFCR ou on-Grid) integrado com um sistema de armazenamento de energia inteligente (similar ao Sistema Fotovoltaico Autônomo – SFA ou off-Grid), que gera além da economia uma maior confiabilidade para cargas prioritárias e autonomia conforme banco de bateria ou fonte de energia secundária, diferente de sistema fotovoltaico tradicional (SFCR) que não operando com uma queda de energia da rede local.
Os Sistemas Fotovoltaicos Híbridos oferecem uma gama de aplicações especificas, assim como sua composição de ativos e equipamento podem variar conforme aplicação.
 
Componente do Sistema Fotovoltaico Híbrido
Sua composição pode variar de conjunte de ativos tipo “All in One”, Inversor Interativo (SFCR) integrado com Inversor Autônomo (SFA) e outros componentes como Controladores e Retificadores, ou composição simplificado de um Inversor Interativo tipo “bi-modal”. Os SFH possuem alimentação secundária, por Banco de Bateria ou um Gerador Secundário.
Embora existam Inversores semi-hibridos, que não se alimentam por Banco de Bateias apenas por uma “saída auxiliar” e diretamente com os Módulos Solares, mas a maioria das soluções oferecidas por fabricantes são sistemas com Banco de Baterias
 
Tipos Sistema Fotovoltaico Híbrido e principais características
1 – Sistema Fotovoltaico Híbrido – All in One
Conjunte de ativos Inversor Interativo, Inversor Autônomo e Banco de Baterias, em alguns casos são aplicados Retificadores, Controladores de Carga e outros equipamentos.
Utilizado para alimentação de cargas prioritárias em instalações no qual o funcionamento deve ser ininterrupto e seguro. O sistema possui arquitetura modular, de forma que pode ser ampliado e adaptado para inúmeras situações permitindo flexibilidade e grande abrangência.
Sua comercialização normalmente realizada em sistemas pré-montado e homologado por um fornecedor, ou desenvolvimento de Engenharia para integração de componentes conforme aplicação necessária, para esses casos um Engenheiro Especializado será indispensável para aprovação e homologação de projeto.
Referencias:
Gerador Fotovoltaico Híbrido Modular (GFVHM) – PHB Solar
 
2 – Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Híbrido – bi-modal
Inversor Interativo com função “bi-modal”.  Seria o funcionamento igual ao de um Sistema Fotovoltaico Autônomo (SFA), com a alteração somente do inversor, que seria bi-modal (Dois modos de aplicação, consumo direto pela rede elétrica ou pelo Banco de Baterias). Entretanto, o dimensionamento não necessita considerar o funcionamento das cargas pelo período de dois dias (padrão recomendado para SFA), pois a maioria dos inversores híbridos consegue carregar o banco de baterias com energia fornecida pela rede. São, basicamente, um misto de “nobreak” e SFCR, com custos mais elevados devido ao Banco de Baterias.
Ao manter o funcionamento igual Sistema Fotovoltaico Autônomo (SFA), o sistema não injeta a energia excedente gerada pelo Sistema Fotovoltaico na Rede Elétrica Concessionária, não necessitando de Homologação para implantação. (Obs.: Para todo Sistema Fotovoltaico é indispensável a ART/CREA devido as normas NR10 e NR18)
Referencias:
Nobreak Solar – Lacerda Sistemas de Energia (Representante Hiper Solar / Hiper Leds)
Artigo: Sistema Fotovoltaico Híbrido – Nobreak Solar
 
Produzir sua PRÓPRIA ENERGIA e PROTEJA SEUS ATIVOS!!!
Autonomia e qualidade de energia, tudo que você precisa de forma eficiente e ainda economiza na conta de luz, valoriza seu imóvel e ajuda na redução de emissões de CO2.
ENERGIA LIMPA E RENOVAVEL.

 
09 de Agosto de 2017 – Rev-00
Rodrigo Santa Rosa
Engenheiro de Automação e Controle
CREA-ES: 012079/D
CSR Energia Solar Ltda